Desde 1991, com 25 anos de história e experiência em Educação, o Centro Educacional Primeiro Mundo atende a alunos do maternal (a partir de 15 meses) até o pré-vestibular, oferecendo ensino inovador, que garante aprendizado real e significativo.

Somos uma escola bilíngue – para alunos do semi-integral – e quadrilíngue – para alunos matriculados em regime de tempo integral.

Nossa carga horária é estendida porque, além de oferecermos cinco aulas semanais de Língua Inglesa, em vários segmentos, também inserimos em nosso plano curricular aulas de Robótica/Tecnologias Digitais.


Novidades para 2017

* TOEFL® - O Centro Educacional Primeiro Mundo alcançou mais um importante objetivo para a excelência do ensino bilíngue que oferece aos alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Somos a primeira e única escola do Espírito Santo a obter a licença do Toefl®. O Toefl® é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. É requerido à maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em universidades de países nos quais o inglês é considerado a primeira língua.

* Academia Primeiro Mundo - Além das atividades esportivas que o Plano Curricular já prevê nas aulas de Educação Física, o Centro Educacional Primeiro Mundo inova, mais uma vez, ao oferecer aos seus alunos, a partir de 2017, uma academia na escola. Trata-se da aquisição de um Kit Kids, fabricado pela HOIST, nos Estados Unidos. O kit é composto por equipamentos especialmente projetados para atender a pré-adolescentes, adolescentes e jovens, respeitando as características dessas fases do desenvolvimento.


Seguem outras informações importantes e específicas sobre o
Ensino Fundamental I do Centro Educacional Primeiro Mundo.

Os conteúdos programáticos desenvolvidos nas séries iniciais do Ensino Fundamental envolvem conhecimentos de Lingua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia), Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Arte, Música, Tecnologias Digitais e Educação Física.

Para cada série (1º ao 5º ano), são selecionados os temas a serem estudados. A partir dessa seleção, são adotados materiais didáticos (cadernos de atividades, livros didáticos e paradidáticos) que servem como referência para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em cada área do conhecimento.

A listagem de objetivos a serem alcançados e de conteúdos programáticos desenvolvidos por cada área do conhecimento e/ou disciplina constam no Plano Anual de Curso de cada série, por trimestre letivo.

No primeiro ano do Ensino Fundamental, os alunos terão seu desempenho registrado por meio de pareceres descritivos, ancorados em critérios pré-estabelecidos que envolvam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Não haverá registro por nota, esta só acontecerá a partir do 3º ano.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, o registro da avaliação é realizado nos trimestres e são atribuídas notas, considerando-se que os resultados obtidos pelos alunos são utilizados como referenciais para revisão do trabalho do próprio professor.


PROJETOS INSTITUCIONALIZADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

• Ensino Bilíngue – No Ensino Fundamental, a partir do 1º ano, as crianças têm contato diário com a Língua Inglesa. Além da carga horária estendida, igual à carga horária da língua materna, são desenvolvidos projetos, imersões, apresentações musicais e teatrais, além de conversação com os alunos em inglês, familiarizando-os com a língua estrangeira e aprofundando os conhecimentos adquiridos desde a Educação Infantil. Por constituir-se Centro Autorizado para certificação de Cambrige, por meio da parceria do Centro Educacional Primeiro Mundo com a Universidade Cambridge Esol, a partir do 5º ano, os alunos são distribuídos em dois níveis e são aplicados os primeiros exames de Cambridge, gerando certificação de nível internacional aos estudantes.

• Teatro – A arte é uma forma de expressão e de linguagem que permite a manifestação dos sentimentos. O teatro possui uma função importante na formação da criança, pois auxilia no crescimento pessoal e cultural do indivíduo.
É papel do teatro explorar a imaginação, o convívio e relação social com seus colegas, aprender a aceitar as diferenças, desenvolver a autoconfiança. Além disso, o teatro:
- Ajuda a superar a timidez e a vergonha de se expressar em público;
- Favorece o autoconhecimento;
- Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
- Reforça o interesse das crianças pela leitura e literatura;
- Ensina as crianças a controlar suas emoções;
- Motiva o exercício do pensamento;
- Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

Todas as séries do Ensino Fundamental apresentam espetáculos teatrais no decorrer do ano letivo.

• Projetos Literários – Com o objetivo de estimular a leitura e a produção artística de nossos alunos, são desenvolvidos alguns projetos literários nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A) Projeto ARKOS – Trata-se de um portal inovador que usa conceitos comuns como pontuação, ranking, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais, motivando os alunos a ler, despertando não apenas o hábito, mas também o prazer da leitura. Os alunos são estimulados a ler os livros de sua escolha e, depois, respondem a questões online sobre as obras.
B) Estante Mágica – Trata-se de um projeto para a produção de um livro. O aluno cria e ilustra a história criada. Depois, o livro é publicado para ser lançado em uma tarde de autógrafos, com a presença das famílias.

• Projeto “Pé no 6º” – O projeto “Pé no 6º” é uma iniciativa do Centro Educacional Primeiro Mundo que visa à preparação dos alunos para a passagem da série final do 1º ciclo do Ensino Fundamental (5º ano) para a série inicial do 2º ciclo (6º ano).
Essa preparação objetiva diminuir a ansiedade dos alunos e das famílias nessa importante transição, proporcionando aos educandos do 5º ano a vivência de algumas situações da série subsequente, com vistas a uma adaptação mais rápida e menos impactante para todos os envolvidos no processo.
O principal objetivo do projeto é promover atividades de adaptação dos alunos na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e garantir avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

• Cozinha Experimental - A exemplo do que acontece na Educação Infantil, nas séries inicias do Ensino Fundamental os alunos também são estimulados a realizar projetos, principalmente bilíngues, na Cozinha Experimental. Durante as aulas realizadas nesse espaço, os alunos manipulam os alimentos e auxiliam no preparo. Isso torna a aula divertida e diferente. A nutricionista e os professores selecionam a receita de acordo com os conteúdos/temas trabalhados em sala. As receitas são desenvolvidas priorizando e estimulando os sabores, a higiene, a relação da criança com o alimento e os utensílios de cozinha e, principalmente, a alimentação adequada desde a infância.


Se desejar falar com os coordenadores pedagógicos da escola, oriente-se pela listagem a seguir, pois apresenta o e-mail e o telefone de cada um deles:

* Coordenação da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental: marina.paiva@pmundo.com.br ou lecticia@pmundo.com.br. Tel.: (27) 3434 1475.

* Coordenação do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano): edlaine.corassa@pmundocom.br. Tel.: (27) 3434 1467.

* Coordenação do Ensino Fundamental II (6º ao 8º ano): gabriela@pmundo.com.br. Tel.: (27) 3434 1466.

* Coordenação do Pré-Médio (9º ano) e Ensino Médio: michele.faria@pmundo.com.br. Tel.: (27) 3434 1478.


Com uma equipe altamente qualificada e bem orientada, material didático de excelente qualidade e em parceria com famílias participativas e comprometidas, realizaremos esses e outros projetos, visando ao crescimento integral de nossos alunos e à satisfação de toda a comunidade escolar.




A única escola do estado com Certificação Internacional

Copyright 2015. Centro Educacional Primeiro Mundo Ltda. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por. Fbrandão Agência WEB