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NOVIDADES

UM MUNDO DE OPORTUNIDADES!

 

Desde 1991, com 25 anos de história e experiência em Educação, o Centro Educacional Primeiro Mundo atende a alunos do maternal (a partir de 15 meses) até o pré-vestibular, oferecendo ensino inovador, que garante aprendizado real e significativo.

Somos uma escola bilíngue – para alunos do semi-integral – e quadrilíngue – para alunos matriculados em regime de tempo integral.

Nossa carga horária é estendida porque, além de oferecermos cinco aulas semanais de Língua Inglesa, em vários segmentos, também inserimos em nosso plano curricular aulas de Robótica/Tecnologias Digitais.

NOVIDADES 

TOEFL® – O Centro Educacional Primeiro Mundo alcançou mais um importante objetivo para a excelência do ensino bilíngue que oferece aos alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Somos a primeira e única escola do Espírito Santo a obter a licença do Toefl®. O Toefl® é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. É requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em universidades de países nos quais o inglês é considerado a primeira língua.

Academia Primeiro Mundo – Além das atividades esportivas que o Plano Curricular já prevê nas aulas de Educação Física, o Centro Educacional Primeiro Mundo inova, mais uma vez, ao oferecer aos seus alunos, a partir de 2017, uma academia na escola. Trata-se da aquisição de um Kit Kids, fabricado pela HOIST nos Estados Unidos. O kit é composto por equipamentos especialmente projetados para atender a pré-adolescentes, adolescentes e jovens, respeitando as características dessas fases do desenvolvimento.

Tecnologias Digitais

À medida em que vão crescendo e se desenvolvendo, os alunos passam a realizar outros jogos nas aulas de Tecnologias Digitais, com maior complexidade. Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos aprendem a programar brincando, criando um pensamento computacional natural para resolução de desafios com personagens que eles adoram, como Moana, Star Wars, Flip Bird, Minecraft, entre outros.

O Minecraft é um recurso muito utilizado na escola para a criação do projeto-piloto que recebe o nome de “Fazendeiros Urbanos”. O objetivo do projeto é estimular os alunos a pensarem e a desenvolverem soluções sustentáveis para um ambiente e uma vida mais saudável, trazendo o campo para dentro da cidade com soluções muito criativas. O ambiente do jogo serve para que os alunos montem os espaços funcionais, conforme o projeto de pesquisa de cada um.

Os robôs também são peças importantes para a realização das atividades nas aulas de tecnologia. Os trabalhos são desenvolvidos em etapas. Na etapa de montagem, estimulamos o trabalho em equipe e a organização, assim como a programação do robô (pensamento lógico). As etapas variam em complexidade, pois iniciam com objetivos primários, como ligar e desligar um motor e utilizar sensores com os quais lidamos no dia a dia, e alcançam objetivos mais robustos, como a criação de um robô capaz de seguir um caminho determinado e de localizar um objeto numa área de risco, simulando um resgate. Tudo isso acontece de forma autônoma, programada pelos alunos.

Nosso objetivo é oportunizar o acesso dos alunos às tecnologias, desde a mais tenra idade, a fim de dar sentido aos conteúdos desenvolvidos pelos professores regentes, para que haja aprendizagem significativa a partir do uso de jogos e de desafios e pesquisas que são lançados pelas diferentes áreas do conhecimento, em especial relacionados à matemática e à lógica de raciocínio.

Espaço Maker

Neste ano, inauguraremos o Espaço Maker, cuja finalidade é propiciar todas as condições para que os nossos alunos aprendam fazendo.

No Espaço Maker a experimentação será o carro-chefe. Nele os alunos serão estimulados a explorar, testar hipóteses, inventar, construir, dar novos significados, desenvolver trabalho colaborativo e coletivo. Para tanto, a escola adquiriu diversas ferramentas a fim de dar suporte às criações, como, por exemplo, impressora 3D, CNC (máquina de corte), prensas térmicas e ferramentas como alicate, martelo, serra etc. Teremos muitos momentos inventivos e de grande conhecimento. As aulas serão integradas para que sejam exploradas todas as áreas do conhecimento.

Nosso objetivo é oportunizar todo o acesso possível dos alunos às tecnologias, a fim de dar sentido aos conteúdos desenvolvidos pelos professores das demais disciplinas, para que haja aprendizagem significativa a partir do uso de jogos e de desafios e pesquisas que são lançados pelas diferentes áreas do conhecimento, em especial relacionados às ciências, à matemática e à lógica de raciocínio.

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