Primeiro Mundo(27) 3434-1477 Primeiro MundoVER LOCALIZAÇÃO Primeiro Mundo

FUNDAMENTAL II

SÉRIE A SÉRIE

O Centro Educacional Primeiro Mundo desenvolve sua proposta pedagógica alicerçada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II (6º ao 8º ano).

Nossa proposta objetiva desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa por meio de uma prática pedagógica articulada ao dinamismo curricular e à incorporação das diversas tecnologias disponíveis para a aprendizagem.

A educação que praticamos caracteriza-se por permitir um processo dinâmico e contínuo, no qual a sala de aula é um centro de debates, discussões, diferenças e questionamentos. É lugar onde se compartilha conhecimentos abrindo espaço para erros, contradições, criatividade e, fundamentalmente, colaboração mútua nas relações.

A prática docente baseia-se nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais e nos princípios humanos pautados pela solidariedade e por uma cultura de paz.

Para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, adotamos livros didáticos que funcionam como norteadores do trabalho pedagógico. O currículo é composto por uma base nacional comum e pela parte diversificada, assim organizadas:

1. Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Língua estrangeira (a escola tem uma proposta bilíngue e, por essa razão, tem uma carga horária estendida de Inglês), Arte e Educação Física;

2. Matemática: Matemática e Robótica;

3. Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia;

4. Ciências Humanas: História e Geografia. Para atendimento dessa proposta, nossa escola tem uma carga horária diferenciada.

Para cumprir essa carga, os alunos participam de um dia de “dobra”, permanecendo na escola o dia inteiro, uma vez por semana. Os alunos realizam provas semanais, incentivando, assim, a prática e hábito de estudos.

Além dos livros didáticos, como ação de incentivo à leitura, a escola adota nove livros de literatura que são trabalhados no decorrer dos três trimestres, nas aulas de Literatura e Redação.

O Ensino Fundamental II tem como fundamentos os seguintes enfoques metodológicos:

• Educação contextualizada, identificando o que pretendemos como algo integrante de um determinado contexto cultural/espacial/temporal;

• Integração das áreas de conhecimento, discutindo o objeto de estudo e/ou investigação, relacionando-o com o contexto geral;

•Currículo integrado, compreendendo a integração do desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social;

•Pensamento crítico, desmistificando a verdade única e imutável;

•Aprender a aprender, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teoria/prática. Nessa perspectiva, oportunizamos aos nossos alunos atividades diversificadas para atendimento desses enfoques, a saber:

  • Participação em olimpíadas científicas nos níveis estadual, nacional e internacional;
  • Participação em competições esportivas internas (interclasses) e externas (formação de seleção da escola);
  • Apresentação de espetáculos musicais e teatrais;
  • Desenvolvimento de projetos que visam à ação social;
  • Estudo do meio: visitas a museus, parques, exposições, reservas;
  • Excursões municipais, intermunicipais e interestaduais com cunho pedagógico e de lazer; O objetivo do Ensino Fundamental II ao promover a sua proposta pedagógica a partir das atividades acima descritas é, principalmente, fazer ingressar na sociedade um ser humano pleno capaz de reflexão permanente, dotado de sensibilidade para as diferenças e para as injustiças.
  • É, também, formar um cidadão capaz de exercer sua profissão com ética e fazer de sua ação um meio de crescimento e de consolidação dos valores humanos capazes de tornar a sociedade mais justa e harmoniosa.

Tecnologias Digitais

No Ensino Fundamental II, aumenta o nível de complexidade dos projetos que são realizados nas aulas de Tecnologias Digitais. O pensamento computacional é mais elaborado, expandindo as possibilidades de exploração do mundo digital e de resolução de desafios cada vez maiores.

O Minecraft é um recurso muito utilizado na escola para a criação do projeto-piloto que recebe o nome de “Fazendeiros Urbanos”. O objetivo do projeto é estimular os alunos a pensarem e a desenvolverem soluções sustentáveis para um ambiente e uma vida mais saudável, trazendo o campo para dentro da cidade com soluções muito criativas. O ambiente do jogo serve para que os alunos montem os espaços funcionais, conforme o projeto de pesquisa de cada um.

Os robôs também são peças importantes para a realização das atividades nas aulas de tecnologia, especialmente para os alunos de 6º ao 9º ano. Os trabalhos são desenvolvidos em etapas. Na etapa de montagem, estimulamos o trabalho em equipe e a organização, assim como a programação do robô (pensamento lógico). As etapas variam em complexidade, pois iniciam com objetivos primários, como ligar e desligar um motor e utilizar sensores com os quais lidamos no dia a dia, e alcançam objetivos mais robustos, como a criação de um robô capaz de seguir um caminho determinado e de localizar um objeto numa área de risco, simulando um resgate. Tudo isso acontece de forma autônoma, programada pelos alunos.

Neste ano, inauguramos o Espaço Maker, cuja finalidade é propiciar todas as condições para que os nossos alunos aprendam fazendo.

No Espaço Maker a experimentação será o carro-chefe. Nele os alunos serão estimulados a explorar, testar hipóteses, inventar, construir, dar novos significados, desenvolver trabalho colaborativo e coletivo. Para tanto, a escola adquiriu diversas ferramentas a fim de dar suporte às criações, como, por exemplo, impressora 3D, CNC (máquina de corte), prensas térmicas e ferramentas como alicate, martelo, serra etc. Teremos muitos momentos inventivos e de grande conhecimento. As aulas serão integradas para que sejam exploradas todas as áreas do conhecimento.

 

Nosso objetivo é oportunizar todo o acesso possível dos alunos às tecnologias, a fim de dar sentido aos conteúdos desenvolvidos pelos professores das demais disciplinas, para que haja aprendizagem significativa a partir do uso de jogos e de desafios e pesquisas que são lançados pelas diferentes áreas do conhecimento, em especial relacionados às ciências, à matemática e à lógica de raciocínio.

Projetos Institucionalizados do Ensino Fundamental II

Jogos Interclasses – Evento esportivo no qual os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diferentes categorias/modalidades esportivas e socializar com alunos de outras turmas.

Mostra Cultural – A Mostra Cultural é um evento permanente que visa abordar a diversidade cultural. O grande desafio desse projeto é transformar os conteúdos mais significativos para cada série em apresentações criativas e originais, que valorizem as diferenças culturais e o respeito às etnias e suas peculiaridades.

Imersões – Durante as imersões, os alunos são expostos à língua por meio de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), em situações nas quais só é permitido falar o idioma que está sendo alvo da imersão: inglês, francês ou espanhol.

Viagens pedagógicas – Os passeios culturais são uma forma de conhecer o patrimônio, de resgatar as culturas, costumes e tradições, mostrando valores de cada cidade. A cultura desperta o desejo do conhecimento, da interação, do lazer no meio ambiente, da curiosidade cultural. O turismo cultural faz com que o estudante adquira conhecimento, já que cada lugar tem a sua identidade e sua cultura. Nessa perspectiva, cada série do Ensino Fundamental II realiza uma viagem pedagógica e de lazer anualmente.

Ensino Bilíngue – Nesse segmento, a carga horária de aulas é diferenciada, proporcionando ao aluno o contato diário com a Língua Inglesa. O método utilizado para o ensino é dinâmico e arrojado, e aborda as quatro habilidades que são desenvolvidas nas séries finais do Ensino Fundamental: listening, readind, writing and speaking. O material didático é o mesmo utilizado em escolas especializadas no ensino da Língua Inglesa e visa à preparação dos alunos para os exames de Cambridge. As turmas são niveladas (podem ter até três níveis) e, em todas as séries, os alunos podem ser avaliados para receber certificação de nível internacional.

High School – Por meio de um convênio entre o Centro Educacional Primeiro Mundo e a Genium High School – Instituição de Ensino americana, os alunos têm a possibilidade de conquistar, ao final do Ensino Médio, o duplo diploma (brasileiro e americano). Essa conquista viabiliza o acesso dos nossos estudantes a diversas universidades americanas, além de constituir-se título e diferencial no currículo de futuros profissionais que queiram atuar nas maiores empresas brasileiras ou estrangeiras.  As matrículas no High School podem ser feitas a partir do 8º ano.

© Todos os direitos reservados. Centro Educacional Primeiro Mundo.

Primeiro Mundo

Primeiro Mundo