Primeiro Mundo(27) 3434-1477 Primeiro MundoVER LOCALIZAÇÃO Primeiro Mundo

FUNDAMENTAL I

SÉRIE A SÉRIE

O Centro Educacional Primeiro Mundo pauta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, compreendendo que a Lei 9.394/96, determina a construção dos currículos no Ensino Fundamental e Médio, “com uma Base Nacional Comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela” (Art. 26).

A prioridade do Ensino Fundamental I é formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade, desenvolvendo a capacidade de:

• Aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

• Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

• Adquirir conhecimento, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores;

• Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;

• Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais;

• Se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva;

• Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como dos aspectos socioculturais de outros povos e nações;• se perceber como agente integrante, dependente e transformador do ambiente;

• Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;

• Questionar a realidade, formular problemas e resolvê-los, utilizando para isso a análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Tecnologias Digitais

À medida em que vão crescendo e se desenvolvendo, os alunos passam a realizar outros jogos nas aulas de Tecnologias Digitais, com maior complexidade. Já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos aprendem a programar brincando, criando um pensamento computacional natural para resolução de desafios com personagens que eles adoram, como Moana, Star Wars, Flip Bird, Minecraft, entre outros.

O Minecraft é um recurso muito utilizado na escola para a criação do projeto-piloto que recebe o nome de “Fazendeiros Urbanos”. O objetivo do projeto é estimular os alunos a pensarem e a desenvolverem soluções sustentáveis para um ambiente e uma vida mais saudável, trazendo o campo para dentro da cidade com soluções muito criativas. O ambiente do jogo serve para que os alunos montem os espaços funcionais, conforme o projeto de pesquisa de cada um.

Os robôs também são peças importantes para a realização das atividades nas aulas de tecnologia. Os trabalhos são desenvolvidos em etapas. Na etapa de montagem, estimulamos o trabalho em equipe e a organização, assim como a programação do robô (pensamento lógico). As etapas variam em complexidade, pois iniciam com objetivos primários, como ligar e desligar um motor e utilizar sensores com os quais lidamos no dia a dia, e alcançam objetivos mais robustos, como a criação de um robô capaz de seguir um caminho determinado e de localizar um objeto numa área de risco, simulando um resgate. Tudo isso acontece de forma autônoma, programada pelos alunos.

Projetos Institucionalizados do Ensino Fundamental I

Ensino Bilíngue – No Ensino Fundamental, a partir do 1º ano, as crianças têm contato diário com a Língua Inglesa. Além da carga horária estendida, igual à carga horária da língua materna, são desenvolvidos projetos, imersões, apresentações musicais e teatrais, além de conversação com os alunos em inglês, familiarizando-os com a língua estrangeira e aprofundando os conhecimentos adquiridos desde a Educação Infantil.

Teatro – A arte é uma forma de expressão e de linguagem que permite a manifestação dos sentimentos. O teatro possui uma função importante na formação da criança, pois auxilia no crescimento pessoal e cultural do indivíduo. É papel do teatro explorar a autoconfiança, a imaginação, o convívio e relação social com o próximo. Além disso, o teatro ajuda a superar a timidez de se expressar em público; favorece o autoconhecimento; desperta a consciência corporal e a coordenação motora; reforça o interesse das crianças pela leitura e literatura; ensina as crianças a controlar suas emoções; motiva o exercício do pensamento e permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia. Todas as séries do Ensino Fundamental apresentam espetáculos teatrais no decorrer do ano letivo.

Projetos Literários – Com o objetivo de estimular a leitura e a produção artística de nossos alunos, são desenvolvidos alguns projetos literários nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

A) Projeto ARKOS – Trata-se de um portal inovador que usa conceitos comuns como pontuação, ranking, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais, motivando os alunos a ler, despertando não apenas o hábito, mas também o prazer da leitura. Os alunos são estimulados a ler os livros de sua escolha e, depois, responder a questões online sobre as obras.

B) Estante Mágica – Trata-se de um projeto para a produção de um livro. O aluno cria e ilustra a história criada. Depois, o livro é publicado para ser lançado em uma tarde de autógrafos, com a presença das famílias.

Projeto “Pé no 6º” – O projeto “Pé no 6º” é uma iniciativa do Centro Educacional Primeiro Mundo que visa à preparação dos alunos para a passagem da série final do 1º ciclo do Ensino Fundamental (5º ano) para a série inicial do 2º ciclo (6º ano). Essa preparação objetiva diminuir a ansiedade dos alunos e das famílias nessa importante transição, proporcionando aos educandos do 5º ano a vivência de algumas situações da série subsequente, com vistas a uma adaptação mais rápida e menos impactante para todos os envolvidos no processo. O principal objetivo do projeto é promover atividades de adaptação dos alunos na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e garantir avanços na aprendizagem, na postura de estudante, nas relações interpessoais e no desenvolvimento pessoal.

Cozinha Experimental – A exemplo do que acontece na Educação Infantil, nas séries inicias do Ensino Fundamental os alunos também são estimulados a realizar projetos, principalmente bilíngues, na Cozinha Experimental. Durante as aulas realizadas nesse espaço, os alunos manipulam os alimentos e auxiliam no preparo. Isso torna a aula divertida e diferente. A nutricionista e os professores selecionam a receita de acordo com os conteúdos/temas trabalhados em sala. As receitas são desenvolvidas priorizando e estimulando os sabores, a higiene, a relação da criança com o alimento e os utensílios de cozinha e, principalmente, a alimentação adequada desde a infância.

 

© Todos os direitos reservados. Centro Educacional Primeiro Mundo.

Primeiro Mundo

Primeiro Mundo